terça-feira, 26 de março de 2013

Feliz Páscoa


Feliz Páscoa a todos os sapinhos!

Prenda do Dia do Pai

Na última semana de aulas do 2º período, estivemos a fazer a prenda do Dia do Pai. Construímos um Jogo do Galo para podermos divertir-nos com os nossos pais.
 
 

Festa da Páscoa

No último dia de aulas antes da Páscoa, fizemos uma festa! Partilhamos o lanche, dançamos, jogamos ao Mikado e divertimo-nos muito.
 









Germinação do feijão

Durante o mês de março, estivemos a fazer a germinação do feijão. Todos nós semeamos os nossos feijões em algodão, acrescentamos água e pusemos o nosso vaso numa janela para que a planta pudesse apanhar luz solar em quantidade suficiente.
 
À parte, semeamos feijões sem terem todas as condições para germinar:
 
1- feijões sem solo (o algodão)  
 
2- feijões sem ar (tapámo-los com papel celofane)  
 
3- feijões sem água
 
4- feijões sem luz (escondidos no armário, atrás de material e embrulhados em papel crepe preto).
 
Conclusão: os feijões começaram a germinar desde que tivessem as condições necessárias - água, luz, ar, solo e boa semente.
 
Mas fomos surpreendidos por uns feijões malandrecos! Então não é que os feijões da 4ª experiência germinaram?! Por entre a escuridão, arranjaram forma de ter um bocadinho dos raios de sol. quando foram retirados do armário, estavam germinados, mas muito amarelos...
Resolvemos pô-los à janela para se tornarem verdes e fortes...
 
Aprendemos que, a Natureza, arranja sempre forma de criar Vida!
 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

A minha escola pedala - I

Hoje foi a primeira lição deste novo projeto. Pretendemos aprender coisas novas sobre bicicletas e a melhorar a nossa forma de pedalar...

Medidas de Comprimento

Hoje estivemos a aprender o que são as medidas de comprimento, a usar a fita métrica e quais os nomes das medidas de comprimento mais usadas no mundo inteiro.
Depois de entendermos tudo muito bem, estivemos a medir alguns objetos da sala de aula: o apagador, a largura do armário, do quadro, das mesas, medimos o tampo das cadeiras, a largura dos dossiers, o comprimento da caneta azul, ...
 




Sapitos na Kidzania

Dando continuidade ao nosso projeto das profissões, fomos à Kidzania.